ANO VI - Publicação 2419
Jimmy Chambers OM - Jimmy Cliff
30/07/1944 - 24/11/2025
Estamos de volta à Libertadores das Américas, um longo hiato de tempo, desde 2019 esperávamos por esse momento.
Falando deste torneio, me sinto muito a vontade para descrever nossa trajetória nessa competição, uma vez que sou um torcedor da velha guarda, já completei 60 anos de vida e venho acumulando várias vivências ao longo desse tempo e as nossas participações no principal campeonato Sul-americano, estão marcadas nas minhas lembranças, a exceção da primeira participação em 1967, quando tinha apenas dois anos de vida.
Em 1975 lamentei nossa desclassificação na segunda fase, quando vencemos os argentinos de Rosário e Independiente no Mineirão e fomos derrotados nas duas partidas na Argentina.
Em 1976, a grande conquista, o título sensacional em cima do River Plate, naquele jogo épico no Estádio Nacional de Santiago do Chile, eu e Luizinho quase morremos do coração.
Em 1977 a dor da derrota nos pênaltis para a equipe do Boca Juniors por 5 a 4, no terceiro jogo da decisão, no Estádio Centenário, no Uruguai.
Ficamos muito tempo longe desta disputa, retornamos em 1994 e após vencermos o grupo da morte, contra Palmeiras, Boa Juniors e Velez Sarsfield, fomos eliminados pela fraca Unión Espanhola do Chile.
Em 1997 veio o Bicampeonato, pouco provável, pela campanha ruim na primeira fase e pelo crescimento da equipe, eliminando Grêmio, Colo Colo e a grande vitória contra o Sporting Cristal no Mineirão.
Em 1998 a eliminação para o Vasco, nas oitavas de final.
Em 2001, uma eliminação doída para o o Palmeiras nas quartas de final, nos pênaltis.
Em 2004, quando tínhamos grande expectativa em ser campeões, fomos eliminados nas oitavas de final em pleno Mineirão, para a equipe do Deportivo Cali, nos pênaltis.
Em 2008, a eliminação para o nosso algoz, Boca Juniors, nas oitavas de final, no Mineirão.
Em 2009, a frustação da derrota na final, no Mineirão, para a equipe do Estudiantes.
Em 2010, caímos nas quartas de final para o São Paulo.
Em 2011, após uma campanha impecável na fase de grupos, fomos eliminados pelo Once Caldas, nas oitavas de final, em plena Arena do Jacaré.
Em 2014, novamente caímos nas quartas de final, para a equipe do San Lorenzo.
Em 2015, fomos eliminados nas quartas de final no Mineirão para o River Plate, tendo vencido os argentinos no Monumental de Nuñes.
Em 2018, ficamos pelas quartas de final, ao sermos eliminados no Mineirão, após empatar com o Boca Juniors por 1 a 1 .
Em 2019, paramos nas oitavas de final, fomos eliminados para o River Plate no Mineirão, 0 a 0 no tempo normal e derrota nos pênaltis.
Que venha a Libertadores de 2026, vamos com tudo em busca do Tricampeonato!
Luizinho Clemente 1912
Cruzeiro Sempre!